Vieiros

Vieiros de meu Perfil


Concha Rousia


Concha Rousia

Concha Rousia nasceu em 1962 em Covas, uma pequena aldeia no sul da Galiza. É psicoterapeuta na comarca de Compostela. No 2004 ganhou o Prémio de Narrativa do Concelho de Marim. Tem publicado poemas e relatos em diversas revistas galegas como Agália ou A Folha da Fouce. Fez parte da equipa fundadora da revista cultural "A Regueifa". Colabora em diversos jornais galegos. O seu primeiro romance As sete fontes, foi publicado em formato e-book pola editora digital portuguesa ArcosOnline. Recentemente, em 2006, ganhou o Certame Literário Feminista do Condado.

Concha Rousia nasceu em 1962 numa pequena aldeia no Sul da Galiza, entre Ginzo da Límia e Montalegre, onde passou a sua infância. Deslocou-se posteriormente a Vigo, onde cursou estudos secundários na Universidas Laboral, um internato público para raparigas de famílias camponesas e operarias. Lá sofreu por primeira vez o choque de não poder utilizar com normalidade a sua lingua galego-portuguesa na sua própria terra, e iniciou uma militância cultural e política a favor dos dereitos linguísticos e de identidade da Galiza que continua até hoje. Após diversas peripécias vitais, cursou estudos de Psicologia na Universidade de Santiago de Compostela onde fez parte da equipa fundadora da revista cultural A Regueifa.


Residiu posteriormente vários anos nos Estados Unidos, completando um mestrado em Terapia Familiar na Universidade de Maryland. Na actualidade partilha a sua actividade literária com a práctica da Psicologia Clínica perto da cidade compostelã. As Sete Fontes é o seu primeiro romance; anteriormente, deu a conhecer na rede alguns relatos curtos agrupados baixo o título "Lobos". No ano 2004 ganhou o Certame de Narrativa Curta do Concelho de Marim, na Galiza, com o relato "Segredo de Confissão".